Transformar uma cana oca de bamboo num produto de alta qualidade MOSO – como é feito? Com 25 anos de experiência na indústria de bamboo, a MOSO aprendeu a gerir o processo de produção até à perfeição.
Após 4-5 anos as canas de bamboo estão prontas para abate. Este período é muito rápido quando comparado com as madeiras tropicais, e é uma das razões que justifica o bamboo ser ecológico. Depois do abate as canas são longitudinalmente abertas em tiras, e a sua pele exterior (casca) é removida. Naturalmente as tiras têm uma cor amarelada clara (natural), mas podem ser tratadas para atingirem uma cor castanha clara (Caramel). Alternativamente, as tiras podem ser termo tratadas adquirindo uma cor castanha escura (chocolate), ou então podem ser pintadas com uma alargada gama de outras cores.
Após o tratamento e secagem, as tiras estão prontas para serem processadas de várias maneiras para produzir o produto final.
Após a secagem das tiras, elas são posicionadas de variadas formas até ao produto final, resultando nas versões seguintes (aspecto).
Nesta versão, as tiras de bamboo são posicionadas horizontalmente e coladas entre si. Desta forma cria-se um elegante padrão, com os característicos nós do bamboo claramente visíveis.
Nesta versão, as tiras de bamboo são posicionadas verticalmente e coladas entre si. Desta forma os nós do bamboo são visíveis de uma forma mais subtil, em estreitas linhas.
Nesta versão as tiras de bamboo são esmagadas e depois coladas por um processo de pressão extremamente alta. Esta compressão aumenta a densidade – desde aproximadamente 700Kg/m3 até mais de 1000Kg/m3! – tornando o produto final muito duro. O aspecto do bamboo DT é único: é uma combinação das típicas “chamas” da madeira com os nós do bamboo discretamente visíveis.
Nesta versão as tiras de bamboo são ligadas usando uma base de suporte em latex ou têxtil. Podem ser usadas tiras maciças de 15mm até tiras de 50mm folheadas.
A cor original e natural do bamboo é castanho claro com uma tonalidade amarelada. Ao tratar o bamboo com vapor, a cor castanha clara torna-se mais intensa e a tonalidade amarelada desaparece, chamamos a isto Ecru. Ao aumentar a temperatura e a pressão durante o tratamento com vapor, a durabilidade e a estabilidade é aumentada e aparece uma cor castanha quente, a que chamamos Caramelo. A cor Tigre foi especialmente desenvolvida para materiais de painel: uma mistura de tiras claras e escuras. Acabando com um verniz ou óleo, podem ser criadas ainda mais cores de produtos de bamboo. Os produtos Ecru e Caramelo só são adequados para utilização em interiores quando não são submetidos a tratamento posterior. Particularmente no caso de produtos de exterior, o tratamento é feito a temperaturas mais elevadas e com mais pressão, o que torna o bamboo castanho-escuro, a esta cor chamamos Chocolate.
Você está pensando em bamboo e precisa de alguns conselhos para descobrir qual produto é o mais adequado? Não hesite em entrar em contato com nossos especialistas em bamboo MOSO®.
René Zaal
Director da Moso International B.V., Países Baixos